Cup Cakes de Chocolate

O #desafiodepanelassemgluten continua seus episódios em São Paulo no espaço Cucina sem glúten e aqui tenho que abrir um parêntese, os cuidados especiais da proprietária com o espaço me encantou. No Cucina sem glúten não entra nenhum produto sem glúten, ou `a granel,  ou comprado de fornecedor duvidoso, todos os cursos são ministrados livre de glúten, e foi nesse aconchego, que reiniciamos as gravações quando chegamos em Sampa, para degustar as produções dos próximos participantes do Jogo.

Carol é uma super mãe, membro da FENACELBRA chegou com o episódio e cardápio infantil, e todos nos fantasiamos de personagens, foi mágico entrar no universo das crianças, principalmente pensando em quem é mais sensível nessa hora, necessitando da dieta sem glúten. Pensamos como pode ser difícil para uma criança frequentar essas festinhas com os amiguinhos e como pode ter uma mini “tortura” para os pais que vem passando as bandejas cheias de glúten sem poder pegar nenhumzinho…..rsrrs.

Então, Carol e sua Aventura nos trouxe um super  festa e matamos todas as vontades no universo gostoso dos aniversários, teve coxinha, pizza, bolo, pipoca… um orgia gastronômica infantil e voltamos no tempo com a dinâmica de batata quente. Posso dizer que me encantei pela receita de cake pops e me acabei de comer. O mais bacana, foi conhecer um modo de espessar a massa do bolo com Biomassa de Banana Verde, a queridinha da gastronomia funcional… e que aos poucos estou me apaixonando também.

Veja o episódio inteiro através do link abaixo:
Episódio Infantil – Aventuras da Carol – Aventuras sem glúten

Cupcake de Chocolate com Paçoca

Ingredientes:

🍰 3 ovos;
🍰 1 xícara de açúcar (usei a Demerara);
🍰 1 xícara de chocolate em pó;
🍰 1 xícara de Farinha de Arroz;
🍰 1 xícara de farinha preparada💥;
🍰 1 xícara de água fervendo;
🍰 1/2 xícara de óleo;
🍰 ½ xícara de biomassa de banana verde;
🍰 3 colheres de sopa de farinha de linhaça;
🍰 1 e 1/2 xícara de Chocolate Picado (usei o chocolate Valor, sem lactose);
🍰 1 colher de sopa de fermento.

Colocar os ingredientes na ordem acima e mexer bem ao acrescentar cada um deles, por último sempre o fermento.
Eu mexo na mão mesmo, sem batedeira.
Assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 25 minutos. Mas ficar atento, porque se assar muito o bolo fica seco. No meu forno, fica no máximo 20 minutos.
Nas formas de cupcake rende aproximadamente 16 bolinhos.

💥 Farinha preparada: 3 xícaras de farinha de arroz, 1 xícara de fécula de batata, 1/2 xícara de polvilho doce.

Obs.: na minha opinião o “Pulo do Gato” dessa receita é o Modo de Fazer, colocar os ingredientes um a um e misturar bem. A água quente também é fundamental. Na receita original se utilizava Creme de Arroz, mas como a marca mais conhecida agora tem glúten, alterei para a farinha de arroz e tive o mesmo resultado.

Cobertura

Ingredientes:

🍰 Pasta integral de amendoim e paçoca esfarelada com os dedos. Coloquei metade de uma paçoca tipo “rolha” para decorar.

Cake Pop

Ingredientes:

Metade da massa do bolo anterior, depois de assada em forma de sua preferência
🍭 1 xícara de Biomassa de banana verde
🍭 ½ xícara de Água
🍭 2 colheres de sopa de açúcar demerara
🍭 Biscoito Maria, sem glúten e sem lactose da Gullan;
🍭 2 tabletes de chocolate Valor, sem glúten e sem lactose
🍭 Palitos de Churrasco ou de Picolé

Modo de Fazer:
Levar a fogo baixo a Biomassa, com a água e o açúcar e mexer até formar um creme homogêneo (textura semelhante ao creme de leite).
Esfarelar com os dedos a massa do bolo, acrescentar o creme de biomassa e ir apertando bem, até formar uma massa bem firme e úmida. Deixar na geladeira por cerca de 2 horas para que fique ainda mais firme.
Fazer as bolinhas do cake pop, no tamanho de sua preferência (muito grande fica difícil para prender no palito). Deixar mais 2 horas ou mais na geladeira.
Derreter o chocolate em micro-ondas, de 30 em 30 segundos. Esfarelar o biscoito com os dedos. Retirar os Cake Pops da geladeira, colocar nos palitos. Passar no chocolate derretido e depois no biscoito.

 


Olha que lindos os cake pops que fiz em casa depois‼️😋

Os chocolates Valor você encontra no site Sabor Seguro através do link abaixo:
Site Sabor Seguro

3 comentários em “Cup Cakes de Chocolate

  1. Eu adoro saber mais sobre cupcakes, e achei muito interessante este post, tive que parar pra comentar.
    Meus parabéns pela dedicação em criar conteúdos tão interssante

    1. Os cake pops são um sucesso aqui em casa, eles simplesmente voam… e o bacana é saber que estão comendo com biomassa de banana, um alimento saudável e nutritivo. Obrigada e entre sempre no nosso blog! Hoje postamos uma receita de sonho/ donuts divinos!!bjs

Deixe um comentário