Pizza sem glúten

 

🍕🍕🍕Pizza Play‼️‼️‼️🍕🍕🍕

Acerte na hora de fazer a massa de pizza, olha que eu ja testei varias receitas diferentes, fiz curso com Pizzaiolo famoso… e gostei sim da receita! Mas se você não tiver um forno bombástico ou a lenha não fica igual….. Então! As primeiras informações importantes para você que gosta de pizza crocante é ……

📌 A massa e pizza devem ser assadas em temperatura máxima do seu forno‼️‼️‼️

Sim, a massa cresce e fica crocante por conta da temperatura…. e o recheio de mussarela fica macio e gratinado por cima também em função do calor… Ligue sempre o seu forno logo que terminar de montar a massa e deixar pra descansar (período que a massa fica fermentando)… isso vai deixar o seu forno bem quente e garantir o sucesso no resultado..

📌 Para a massa ficar crocante você utilize apenas farinha de arroz e fécula de batata 🍕🍕🍕

Sim, esqueça o polvilho nessa hora por que ele da a goma e consistência de pão de queijo. reduzindo a crocância da sua massa…

📌 Os ovos adicionam sabor, proteína e liga na massa, isso pode reduzir a quantidade de goma xantana, caso você use um mix preparado em casa, considerado ponto positivo para celíacos que tem reação ao espessante. Se você não quer ovos na massa, pode substituir por batata doce (2 colheres bem cheias de purê para 2 ovos) 🍠🍠🍠

Então, vamos ao que interessa, aqui segue receita. No episódio infantil do #desafiodepanelassemgluten Carol a DI do #aventurassemgluten, preparou umas pizzas fininhas e crocantes que eu me encantei…..a autora Gilda Moreira, apresenta sua receita publicada nos livros da Schar, a farinha utilizada é o Mix Pan…. sim, essa farinha faz toda a diferença na receita. No entanto, ela tem um custo bastante elevado, logo pensei numa forma de ter o mesmo resultado e melhorar o rendimento adicionando farinhas que tenho em casa.

Ingredientes:

✏️ 1 e 1/2 xícara de mix pan Schär (medida xícara 200 ml);
✏️ 1 xícara de farinha de arroz;
✏️ 1/2 xícara de fécula de batata;
✏️ 2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada;
✏️ 2 ovos ou 2 colheres generosas de purê de batata doce;
✏️ 3 colheres de sopa de azeite de oliva;
✏️ 1 colher de chá de sal marinho;
✏️ 2 colher de sopa de açúcar demerara;
✏️ 12 g (1 sachê) de fermento biológico seco;
✏️ 250 ml de água morna.

Modo de preparo:

Misture todas as farinhas e ingredientes secos, misture com uma colher todos para ficar homogêneo na bacia. Adicione os 2 ovos, e metade da água, misture um pouco, depois adicione o azeite e  misture, controle o restante da agua, a massa fica úmida, mas desgruda da mão e do fundo da bacia. Se passar a quantidade de água pode colocar um pouco de farinha de arroz para soltar das mãos. No Youtube nosso video mostra exatamente isso…. a quantidade de água na massa pode variar de acordo com a temperatura, umidade do ar da sua cidade, a qualidade do fermento, ou seja, pode passar um pouco ou ser um pouco menos. Você tem a pratica de fazer a esponja do fermento, pode fazer desse modo.

Depois de bem misturada e homogênea, é hora de deixar a massa fermentando, cubra com um pano de prato ou filme plástico e lembre-se!! O ambiente ideal para massa crescer é barriga de mamãe, quente e úmido sempre!! Você pode borrifar um pouco de água a cada 5 min com um spray, e lembra que eu comentei de ligar o forno no inicio do post?! Então, eu coloco a bacia em cima no fogão, enquanto o forno vai aquecendo… isso ajuda a crescer a massa. Passados 20 a 30 minutos você vera o crescimento aeração da massa.

Coloque farinha na bancada e comece a abrir… eu uso as mãos, porque a massa sem glúten é menos elástica. Ela rende 2 discos grandes 35 cm de diâmetro e 1 disco com 25 cm de diâmetro que pode ser sua pizza sobremesa doce. Se você tiver uma forma com furinhos ela assa melhor e se não tem compre, ela vai te ajudar em todos os pães que vamos compartilhar por aqui 😉. Coloque uma colher de molho e pré-asse a massa por uns 10 a 15 minutos, lembre fogo alto ♨️ ♨️ , fique de olho ‼️‼️

Depois de pré-assada pode guardar na geladeira por 7 dias ou congelar até 3 meses, uma dica é borrifar água na massa antes de assar sempre. Ou simplesmente, voltar com as pizzas no forno, colocar queijo  ralado grosso ou quadradinhos de queijo se quiser ao estilo napolitano. Recheie com seu gosto particular e aproveite ‼️‼️

Se tiver duvidas no passo a passo, entre no Youtube e veja a receita. #glutenfreecris #pizzasemgluten

 

 

 

 

11 comentários em “Pizza sem glúten

  1. Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre
    isso, li varios sites e nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo
    e exelente, muito bem feito e explicativo, adorei.
    obrigado pelas informaçoes.
    desculpe o portugues estou fora do BR a anos.

Deixe uma resposta