#Na Estrada sem Glúten – Porto Alegre

#Na Estrada sem Glúten

Porto Alegre

 

Olá meus amigos, hoje o #naestradasemglúten com Aventuras sem glúten e GlutenFree Cris desembarca em Porto Alegre, capital do estado Rio Grande do Sul. Uma cidade que lembra muito a minha infância, pois passei algumas férias na casa de meus tios que moravam lá. Cidade grande, famosa pelas churrascarias e pôr-do-sol na região do Guaíba, que antes pensava-se ser um rio, mas na verdade é lago.

Além de seus encantos, Porto Alegre também atrai muitos turistas que desejam conhecer a região serrana do estado, com as lindas cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves, entre outras.

A capital do estado gaúcho é também a sede da Acelbra-RS (Associação de Celíacos do estado do Rio Grande do Sul), que é muito atuante, promove diversas ações em benefícios dos celíacos do estado.

Vista da Ponte Getœlio Vargas ao final do dia, em Porto Alegre. FOTO: Jefferson Bernardes / Preview.com

  

Talvez por esse motivo, a cidade apresente uma ótima oferta de alimentação segura para quem precisa de uma alimentação sem glúten. Conseguimos levantar restaurantes que trabalham somente com alimentos sem glúten e outros que possuem em seu cardápio opções com e sem glúten. Em alguns casos seus representantes, ao responder nossos questionamentos, alegam se esforçar muito para evitar a contaminação cruzada, mas em alguns estabelecimentos, dizem não ser possível. Por isso, dividimos nossa lista de estabelecimentos em restaurantes que trabalham somente com alimentos sem glúten, fazendo também um controle de sua matéria prima, e dos restaurantes que possuem opções com e sem glúten, com riscos de contaminação cruzada.

Em restaurantes com cozinhas compartilhadas o risco é sempre presente, por isso, faça seus questionamentos ao gerente ou maitre, avalie os perigos de contaminação, e só coma onde realmente se sentir seguro.

 

ESTABELECIMENTOS TOTALMENTE ISENTOS DE GLÚTEN 

Café na Paleta

Rua Venâncio Aires, 964 – Porto Alegre

Horário de funcionamento: Segunda à sábado das 11h às 15h.

(51) 3012-5833

Facebook: https://www.facebook.com/cafenapaleta/

Restaurante com produção totalmente isenta de glúten. Serve almoço no sistema de buffet, com encomendas de sobremesas e quiches e algumas comidas congeladas, como lasanhas e escondidinhos.

 

Confraria Kero Food Truck

Rua Silva Jardim,16 – Porto Alegre

(51) 3019-2016

Horário de funcionamento: segunda a sexta: das 11h00 às 19h00. Sábado das 15h00 às 20h00.

Facebook: https://www.facebook.com/confrariakero/

Restaurante e lanchonete totalmente isenta de glúten e leite. Servem pastéis, coxinhas, hambúrguer e outros. Possui delivery.

 

Leve Bistrô

Av. Venâncio Aires 144 – Porto Alegre

Rua Cipó, 1264

(51) 3028.1400 / (51) 3377.7851

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 11h00 às 15h00

http://levebistro.com/

Facebook: https://www.facebook.com/levebistro/

Restaurante 100% isento glúten e venda de produtos próprios sem glúten, produz kits de refeições congeladas e dietas personalidas.Utilizam apenas ingredientes livres de glúten, soja, gordura hidrogenada, corantes e temperos químicos. Possui delivery.

 

Mood to Go Cafeteria

Rua Azevedo Sodré, 25- Porto Alegre

(51) 3019-4873

– Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 12h00 às 19h00.

Facebook: https://www.facebook.com/Moodcafeteria/

Cafeteria 100% livre de glúten, lácteos e soja, servem doces, bolos, salgados, cafés. Todo o cardápio é apto para celíacos e alérgicos à proteína do leite de vaca e a soja. Possuem opções para vegetarianos, veganos e diabéticos. Alguns produtos podem ser entregues por Uber e Rappi.

 

Pizza Jack

Rua Henrique Dias, 111 – Bom Fim – Porto Alegre

(51) 3061-2255

Horário de funcionamento: Segunda e terça das 18h00 às 23h30; quarta a domingo das 11h30 às 23h30

http://www.pizzajack.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/pizzajack/

Pizzaria 100% livre de glúten, em funcionamento desde 2.013, com mais de 80 sabores de pizzas, além de calzones, saladas e sobremesas. Possui delivery através do telefone 3061-2255 e dos aplicativos ifood, rappi e glovo.

 

Raw

Rua Tomaz Flores, 144, Independência, Porto Alegre

(51) 3013-3298

– Horário de funcionamento: das 9:30 às 16:00 (almoço das 11:30 às 15:00).

https://www.rawportoalegre.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/rawportoalegre/

Restaurante e loja com produtos totalmente isentos de glúten. Faz delivery de salada e prato principal, pelo whats app ou por telefone através do (51) 99597-3467.

No site www.anamonteiroalimentos.com.br você pode encontrar toda a linha de produtos “Ana Monteiro Alimentos”, bem como todos os mais de 60 pontos de venda.

Além disso, no endereço fixo da empresa, é possível encontrar congelados à pronta entrega e fazer encomendas de tortas, salgados, kits para festa, cupcakes.

 

Ana Monteiro Alimentos

RUA OLINDA, 164 – BAIRRO SÃO GERALDO, PORTO ALEGRE – RS.

Atendimento: das 08:30 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Tel: (51) 3377-5517

Cel: (51) 99839-9909

RESTAURANTES COM OPÇÕES SEM GLÚTEN (HÁ RISCOS DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA)

Casa Amora

Rua Florêncio Ygartua 374 – Moinhos de Vento – Porto Alegre

(51) 3377-9289

Horário de funcionamento: Segunda e sexta, das 9h00 às 19h00. Sábado das 12h00 às 15h00.

https://www.facebook.com/seja.amora/

Restaurante, empório e café. A maioria das opções são isentas de glúten. Prepara um sanduíche com pães sem glúten, em área separada da cozinha. Servem almoço, lanches, iogurtes, coxinhas, tortas diversas, salada de frutas, bolo, brownies. Faz delivery através de ifood ou spoonrocket.

 

Restaurantes Petiskeira

https://www.facebook.com/RestaurantePetiskeira/

http://www.petiskeira.com.br/

 

São 11 Restaurantes nas cidades de Porto Alegre e Canoas, Rio Grande do Sul

Horário de funcionamento: 11:00h às 22:00h

Restaurantes em shoppings, com algumas opções sem glúten como Saladas com Frangos Grelhados, Grelhados com legumes, arroz ou purê, Feijoadinhas de Carnes grelhadas. Possui delivery. Não possuem ambientes e utensílios exclusivos para as preparações sem glúten.

 

Severo Burger

http://www.severoburger.com.br/

https://www.facebook.com/severoburger/

Rua Marcelo Gama, 1403

(51) 3398.7598

Severo Garage

https://www.facebook.com/severogarage/

Av. Venâncio Aires, 881

(51) 3209-5815

Hamburguerias que disponibilizam pão sem glúten da empresa “Cia do pão sem glúten”. Eles deixam os pães sem glúten congelados, tentam evitar ao máximo a contaminação cruzada, mas não podem garantir que ela não ocorra, apesar de atender a muitos celíacos.

 

Agridoce Café.

Rua Sarmento Leite, 1024.

Horário de funcionamento: de terça à domingo das 12h00 às 22h00.

Confeitaria convencional, com opções sem glúten. Informação fornecida pela proprietária do local: “Nós não podemos garantir a ausência de contaminação cruzada, por termos confeitaria própria e também com a utilização de insumos produzidos por nós em outros setores há grande probabilidade de contaminação cruzada. Os produtos sem glúten e sem lactose que servimos são feitos por fornecedores que garantem a segurança do consumidor final, embalando e armazenando de forma correta para que não haja contaminação. Também utilizamos um forno especial, separando o que não contém glúten dos demais produtos que vendemos. Além de oferecermos o aquecimento ainda na embalagem lacrada caso o cliente peça e aceite que seja preparado apenas no microondas.”

As opções sem glúten vendidas no Agridoce Café são: Brownie de chocolate; Muffin de baunilha e doce de leite; Muffin de chocolate; Torta de chocolate; Bolo integral de maçã; Quiche marguerita; Quiche de alho poró; Mini pizza de calabresa; Mini pizza marguerita; Mini pizza presunto; Muffin de abóbora com coco; Torta paraíso; Torta de cenoura com brigadeiro de soja.

 

Quer viajar e se sente inseguro(a) por conta de sua restrição alimentar? Conte com a consultoria especializada “Aventuras sem glúten” por Carolina Martins da Costa. Com formação em Turismo, experiência de mais de 10 anos em organização de viagens de lazer e corporativas, além de celíaca. Sei como é importante um planejamento detalhado para quem quer viajar sem glúten, mas com muita segurança e diversão. Informações: aventurassemgluten@gmail.comou (19) 98111-0352 (whats app). Atendimento online e personalizado.

Redação e Edição: Carol Martins (Blog Aventuras sem glúten)

Colaboração: Cristina Franco (Youtube)

Deixe um comentário