#Na Estrada sem Glúten – Manaus AM

Olá aventureiros e aventureiras do mundo sem glúten, hoje é dia de #naestradasemglúten. Bora para Manaus, capital do Amazonas??? Mais uma vez eu e a GlutenFree Cris nos deparamos com uma capital que ainda não está nada preparada para receber bem celíacos e pessoas com sensibilidade ao Glúten.

Pesquisamos muito e não encontramos nenhum restaurante exclusivamente sem glúten e aqueles que possuem alguns itens no cardápio, não tomam os cuidados com contaminação cruzada. Ou seja, não nos sentimos seguras para indicar nenhum restaurante da cidade.

Nessa busca, encontramos 4 amigas que moram em diferentes estados (São Paulo, Goiás, Pernambuco e Amazonas) e se uniram virtualmente para divulgar informações sobre a Doença Celíaca no Instagram, com o perfil @diarioceliaco. A Samerny, a participante desse perfil que reside em Manaus, conversou bastante conosco e nos fez perceber que os celíacos não têm vida fácil por lá.

Samerny tem 26 anos, é casada e espera seu primeiro bebê, teve o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas já é muito consciente e informada sobre o assunto.

Leiam esse breve relato que ela nos fez: “A primeira dificuldade foi em encontrar um nutricionista, na época do diagnóstico a médica me orientou a procurar uma para que eu pudesse fazer um bom acompanhamento na alimentação, liguei para algumas clínicas de Manaus por convênio e no particular perguntando se o profissional atendia pessoas com doença celíaca, já que eu estava sendo encaminhada por esse motivo, de 10 nutricionistas apenas um me retornou informando que já havia atendido uma pessoa com DC. Foi lamentável ver o quanto  precisamos de profissionais atualizados sobre isso. Por também ser intolerante à lactose, as dificuldades só aumentam, a nutricionista que fui é uma excelente profissional, mas desconhecia que na cidade há variedades de produtos sem lactose. Após isso, percebi que os produtos sem glúten e sem lactose são mais caros que em outros estados, há mais ou menos 3 meses um supermercado no bairro começou a vender farinha sem glúten, felizmente tiveram a consciência de colocar em um espaço reservado.”

Além disso, a Samerny nos contou que não há em Manaus um restaurante que sirva apenas comidas sem glúten, o que há são restaurantes que dizem vender comida sem glúten, mas todo o alimento é preparado na mesma cozinha, sem evitar a contaminação cruzada, por isso não é seguro para celíacos.

Mas o mais alarmante relatado por ela, é que sua médica disse que por conta dessas dificuldades que os celíacos encontram em Manaus, muitos não fazem a dieta corretamente e colocam suas saúdes em risco.

Por isso tudo, a Samerny está na luta para encontrar outros celíacos e pessoas com sensibilidade ao glúten para formar um grupo, com o objetivo de acolher a todos os que tem dúvidas e dificuldades, trocar informações e unir forças para buscar um atendimento de qualidade por médicos, nutricionistas e por aqueles que trabalham com alimentação.

“Com um grupo de pessoas com DC e com SGNC creio que será possível que  estabelecimentos possam oferecer um serviço de qualidade, seguro e que haja conscientização sobre o que realmente se passa com quem convive com a doença, infelizmente ouvir pessoas achando que isso é “frescura” e sentindo pena é bastante comum ou dizendo que é por causa de “dieta da moda”.”

Se você é de Manaus, entre em contato com ela pelo e-mail: samerny.nolorves@outlook.com.br. Participe desse grupo e lute por seus direitos!

Temos certeza que Manaus tem muitos encantos e é um destino turístico com lindos atrativos. Se quiser ou precisar viajar para lá, você pode cozinhar no hotel, se tiver cozinha melhor ainda, se não tiver pode levar panela elétrica ou um mini fogão portátil (elétrico), com seus utensílios básicos. Leve pães, bolos, biscoitos e procure nas lojas abaixo, indicadas pela Samerny, alguns produtos #semglúten e #semlactose.

ONDE COMPRAR?!

Lojas:

Pátio Gourmet

Av. Djalma Batista, 1203 – Nossa das Graças

Tel.:(92) 3090-8000

Empório Rodriguez

João Valério, 291 – Nossa Sra. das Gracas

Tel.:(92) 3584-6726

#sem glúten #semleite #semlactose

Redação e Edição: Carol Martins (Blog Aventuras sem glúten)

Colaboradora: Cristina Franco (Canal YouTube)

 

Deixe um comentário