BALADA E BEBIDAS SEM GLUTEN

A  Balada Sem Glúten HOJE é em companhia da MARY do blog @baladasemgluten amiga que o Mundo Glúten Free me apresentou e que o DESAFIO DE PANELAS uniu!!

Este post é completo e vai te ajudar na escolha certa quando sair com os amigos ou a família.

 

Seja cuidadosa com tabuas, peça para o barman lavar com atenção seu copo, mas não deixe de curtir com os amigos uma happy, você merece!!!

 

Vodka, whisky e gin são algumas das bebidas em que poderá acompanhar os seus amigos. O segredo está no processo de fabricação.

Grande parte das bebidas alcoólicas é feitas a partir de cereais proibidos (trigo, cevada ou centeio), como a vodka, whisky ou gin são permitidas numa dieta sem glúten???? Eu te conto aqui…. é porque são obtidas através de um processo de destilação.

A destilação consiste na fermentação dos hidratos de carbono de plantas da qual resultam líquidos alcoólicos, que depois são separados quimicamente. É nesta fase que os péptidos de glúten prejudiciais aos celíacos são eliminados.

Então,  está LIVRE!!

 

LEMBRETE IMPORTANTE!!!!!

O consumo de bebidas alcoólicas sem glúten deve ser feito com moderação e apenas por adultos. O consumo excessivo de álcool origina problemas de saúde graves.

Bebidas Permitidas:

  • Champagne;

  • Cidra (sem aditivos de cevada/leia o rotulo);

  • Frisante;

  • Rum;

  • Saké (sem aditivos de cevada/ leia o rotulo);

  • Tequila;

  • Vermute;

  • Vinho;

  • Vodka;

  • Whisky Jack Daniels (liberado).

Beba com Atenção

Aguardente: a cachaça naturalmente não tem glúten, mas algumas marcas são envelhecidas no carvalho e ele pode ter sido compartilhado com outras bebidas.

Conhaque: uma bebida decorrente da destilação do vinho e é naturalmente sem glúten, mas algumas marcas são envelhecidas em barris de carvalho e por isso há risco de contaminação.

Gin: resultado da destilação da cevada, milho, trigo e centeio e, portanto, contém glúten, mas dependendo das vezes que é destilada o nutriente pode ser eliminado.

Cerveja: naturalmente a cerveja contém glúten, mas há diversas marcas nacionais e internacionais feitas com produtos naturalmente sem glúten como o Sorgo, Trigo Sarraceno ou então com um processo de fabricação que reduz a presença do glúten abaixo de 10 ppm, de acordo com a legislação vigente.

Para essas bebidas é fundamental verificar o rótulo e compreender o processo de fabricação para você não estragar sua balada.

 

BEBIDAS PROIBIDAS!!

Cervejas tradicionais: cervejas comuns encontradas em todos os bares e restaurantes contém glúten. Há uma lenda de que algumas cervejas premium, como a Heineken, não têm glúten. Mas cuidado, leia sempre o rótulo antes de beber qualquer cerveja e tenha muito atenção ao ppm.

Uisque: é uma bebida alcoólica destilada de grãos, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris e por isso contém glúten, a única versão do Uísque liberada é o Jack Daniel´s.

Segundo  FENACELBRA: Uísque (derivado do malte), gim (feito com centeio, ceada e zimbro), vodca (destilação de cevada, milho, trigo e centeio) e cerveja (feita com malte, que é derivado da cevada). Atualmente o uísque, o gim e a vodka sofrem destilação várias vezes, o que teoricamente elimina o glúten. Leia o rótulo do produto para ver se contém a menção (não) contém glúten.

 

 

Avalie os riscos mas também relaxe!! A vida sem gluten é mais fácil e simples do que parece….

 

#sem glúten #semleite #semlactose #celíacos

Redação e Edição: Cristina Franco (Canal YouTube) e Mary (Blog Balada sem glúten)

 

FONTE:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bebida_alcoólica

http://semglutenporfavor.blogspot.com.br/2013/11/e-ai-vai-beber-o-que.html

http://www.fenacelbra.com.br/fenacelbra/duvidas_frequentes/

http://www.glutenzero.pt/bebidas/

http://harpersbazaar.uol.com.br/gastronomoa/saiba-quais-sao-os-10-o-drinks-mais-pedidos-no-mundo-inteiro/

 

Deixe um comentário