#Na Estrada sem Glúten – NEOLA – Belo Horizonte

BELO HORIZONTE  – NEOLA

Continuamos na estrada com você e #glutenfreecris e #aventurassemgluten esta de bagagem pronta para buscar ONDE COMER ?!

Programe sua viagem para a capital de Minas tranqüilo por que o tempo é sempre firme e ameno, motivo e descrição do nome para esse lugar surpreendente.

Lembre-se sempre de entrar em contato com o Hotel,  solicitar produtos sem glúten para o seu café da manhã, possivelmente informar uma loja ou produção local de produtos sem glúten, pense que essa iniciativa fortalece o mercado e ajuda a rede de Hotéis a nos atender de forma adequada e segura.

Os principais pratos típicos da culinária local são:

  • Pão de queijo: A culinária de Minas presenteou o país com o pão de queijo, quitute que perfuma o ambiente e cai bem a qualquer hora – especialmente quando sai quentinho do forno;
  • Frango com quiabo: O prato, em geral, refogado na banha de porco, chegou à mesa dos mineiros por influência dos índios;
  • Feijão-tropeiro mineiro: A receita, uma mistura de feijão cozido, farinha de mandioca e linguiça, era a alimentação básica dos trabalhadores que transportavam mercadorias em lombo de burro;(Certifique-se que o feijão e a farofa não contém glúten!)
  • Leitão à pururuca: A receita trazida pelos portugueses ganhou fama em Minas Gerais pelo sabor e tempero. Em alguns restaurantes, o leitão chega à mesa acompanhado de arroz branco, farofa, feijão-tropeiro e couve; (Certifique-se que o feijão e a farofa não contém glúten!)
  • Frango ao molho pardo: Antes de servir, a ave guisada em pedaços é acrescida do próprio sangue, colhido no momento do abate e misturado a vinagre para não coagular. O resultado é um molho escuro – daí o nome do prato;
  • Doce de LeitePreparado em uma panela grande, com leite fresco e açúcar, o doce de leite é umas das sobremesas mais tradicionais de Minas;
  • Ambrosia: Típica das mesas de Minas, a ambrosia tem ingredientes simples: leite, ovos, casca de limão, açúcar e canela levados ao fogo. Depois de esfriar, a mistura é levada à geladeira para se transformar numa delícia açucarada.

 

E no meio de tantas delícias encontramos a sobremesa perfeita para sua viagem :  NEOLA

“Meu pai descobriu há mais de vinte anos que é celíaco. Desde então a minha família adotou a dieta sem glúten e, como no Brasil pouquíssimas pessoas já tinham ouvido falar disso, sempre viajávamos para o exterior em busca de soluções e técnicas para a produção de alimentos em casa.

Cresci então, na cozinha, vendo minha mãe fazer maravilhosos pães, bolos e quitutes sem glúten e bem mais saudáveis que os tradicionais.
Fui tomando gosto, desde pequena,pelas versões lights, sem glúten e mais naturais de todos aqueles salgadinhos, pães e bolos que comia fora de casa.

Com o passar dos anos, muitos produtos sem glúten chegaram ao mercado, mas, para nós que já vivíamos esta realidade há mais de década, pouquíssimos deles – para não dizer nenhum- eram satisfatórios. Ou muito ressecados, ou muito industrializados, ou sem gosto,ou pobres nutricionalemnte falando… ora muito gordurosos, ora inseguros para celíacos, não conseguimos encontrar opções que substituíssem o que fazíamos em casa há anos.

Além da questão dos produtos, outro fator sempre me incomodou: a “exclusão alimentar”. Em festas, aniversários, restaurantes, muitas pessoas não entendem o que é não poder comer determinados alimentos devido à uma restrição alimentar grave e não devido a uma dieta de emagrecimento. Quantos não comentaram: “nossa, você não vai comer nenhum pedacinho de bolo? Nenhum docinho? Sei.. está de dieta, né?”. Várias e várias vezes presenciei diálogos assim e sempre me incomodei.

De toda esta bagagem nasceu a Néola ( me chamo Bruna mas meu apelido é Néola – Brunéola ) o sonho de promover a inclusão alimentar, de produzir doces que todos sintam prazer em comer. Doces que provem que sem glúten pode ser bom, muito bom! Inclusive melhor do que os “tradicionais – com glúten”.

Pão de mel foi um doce que marcou minha infância e por isso o escolhi como carro chefe. Foram meses de teste até chegar no produto final. O pão de mel Néola é sem glúten, adoçado apenas com mel, reduzido em gorduras e sem conservantes.
Hoje temos os pães de mel individuais que são recheados com doce de leite e cobertos com chocolate, as tortas e bolo. Todos podem ser também sem lactose ou também DIET. 

Além da linha de pão de mel, temos também algumas outras tortas como a trufada com caramelo de flor de sal do himalaia e em breve novidades da linha funcional.

Para tortas, bolos e pães de mel diet ou sem lactose, trabalhamos sob encomenda. Para os pães de mel, além de encomendas, temos também alguns pontos de venda como lojas Mundo Verde, lojas especializadas em produtos sem glúten, restaurantes e cafés. ” Bruna Rodarte

uc.png

#sem glúten #celíacos #semlactose

Curtiu? Bora arrumar as malas e partir para Belo Horizonte? Quando visitar o local poste nas redes sociais nossa hashtag #naestradasemgluten

Redação e Edição: Cristina Franco (Canal YouTube)

Colaboradora: Carol Martins (Blog Aventuras sem glúten)

Deixe um comentário