Qual o teor de lactose? _________. Complete de for capaz…..

Afinal, quem pode responder essa pergunta?

Qual o teor de lactose dos leites e derivados comercializados no Brasil?

Eu sou amante de queijos, e quando eu olho uma imagem como essa penso, ah! so um pedacinho vai?! rsrsrsrs, para fazer uma escolha consciente de qual fatia pegar e degustar, fizemos um estudo comparativo de blogs e sites sobre a informação de corre na internet…  então acho que depois dessa matéria  você vai encontrar uma resposta para diversas duvidas.

O celíaco ou intolerante a glúten (EU), não é um sujeito que tem o melhor Titi (Intestino) do mundo, então, recomenda-se que a exclusão na dieta seja do glúten e também da lactose, em casos específicos, recomenda-se um exame clinico adequado para determinar esse diagnostico segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia.Fonte FBG

No inicio da minha dieta estava com muita sensibilidade a leite e derivados, então, após o exame de colonoscopia a recomendação médica foi exclusão completa do leite e derivados e permaneci por 6 meses livre de leite e derivados.

Atenção, alergia a leite ou alergia a proteína do leite é outra historia, para esses casos você deve excluir definitivamente o leite e derivados da sua dieta! E se possível reduzir de sua família em casa, para evitar os resíduos.

O primeiro site onde encontrei informações sobre minha dieta (sem glúten sem leite) foi a FENACELBRA, numa tabela super didática com os alimentos permitidos temos: Iogurtes, leite baixa lactose, queijos, leites vegetais (coco, castanhas, gergelim, arroz, soja) e permitidos com moderação: leite de soja com frutas, leite com achocolatados, leite condensado, creme de leite. Recomendo uma visita no site clicando aqui .

Sendo mais acadêmico e para entender melhor: a lactose é um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose. A lactose é produzida nas glândulas mamárias dos mamíferos: no leite humano representa cerca de 7,2% e no leite de vaca cerca de 4,7%. Para ser absorvida, a lactose tem de ser dividida em glicose e galactose e, por isso, todos os mamíferos produzem uma enzima que tem essa função – a lactaseFonte Mimosa

A intolerância à lactose acontece como consequência de um outro problema: a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária de da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.

A presença de lactose no organismo se dá por meio da ingestão de leite e seus derivados.

Sintomas de Intolerância à lactose

Os sintomas de intolerância à lactose geralmente começam de trinta minutos a duas horas depois de a pessoa ingerir alimentos ou bebidas que contenham lactose. Entre os sintomas estão:

  • Diarreia
  • Náusea e às vezes vômito
  • Dores abdominais
  • Inchaço

Segundo Raquel Santana, mestra em ciência e tecnologia do leite, responsável pelo controle de qualidade da marca de laticínios REGINA, a lactose é normalmente reduzida em queijos por dois fatores principais:
✏️ Coagulação do leite durante o processo de fabricação e separação do soro, o leite de vaca, que é o mais usual na fabricação de queijos, contém em média 4,6% de lactose;

✏️Com a coagulação do leite, cerca de 3% da lactose fica no queijo e os 97% restantes se perde no soro. Ou seja, o queijo terá o teor de lactose já reduzido para cerca de 1,38% logo após a fabricação.

Para queijos maturados é feita a adição de bactérias láticas durante a fabricação, que utilizam a lactose como substrato em seu metabolismo, resultando principalmente na formação de ácido lático. O tempo de maturação dos queijos pode variar de alguns poucos dias a anos. Então, quanto maior o tempo de maturação dos queijos, menor é o teor de lactose, normalmente após 03 meses de maturação o teor de lactose já é considerado “não quantificável”.

Os queijos como Parmesão, Gruyère e Emmental apresentam teor indetectável de lactose (< 10 mg/100 g). Já os queijos como Provolone, Reino, Edam, Gouda apresentam traços. Estes são considerados lactose intolerantes pessoas que passam apresentar sintomas após a ingestão de 10 g de lactose, o que para os queijos de média maturação corresponde a um consumo de cerca de 300 g. Fonte Ciência do Leite

Em tempos nebulosos da alimentação saudável, vale sempre se informar em diversas fontes e foi o que fizemos. Segue abaixo a tabela comparativa do teor de lactose do leite e derivados e seus respectivas fontes, para todos o teor ou percentual de lactose em gramas a cada 100 g de queijo ou leite. Cada fatia de pizza contem em media 100g de queijo (dependendo do sabor):

Lactose.xlsx

RESULTADO EM GR A CADA 100G
LEITE E DERIVADOS BLOG SEM LACTOSE 03/02/2008BLOG SEM LACTOSE 13/03/2008SITE ABIQBLOG PAULA NUTRISITE TUA SAUDE (Nutri Tatiana Zanin)BLOG DANIELE LDR. ERIC SLYWITCH
Mussarela de vaca3.10.073.1traços33.10.07
Gorgonzola1.20.061.21.2ate 2,5
Emmental0.10.1
Gouda (vaca ou de ovelha)0.1traços
Feta (de ovelha)0,1 a 0,51.4
Dinamarques azultraços
Havarti0.1
Brie10.41traços1ate 2
Camembert0.90,1 a 0,40.9traços0.9ate 1,8
Muenster0.1
Parmesão10.0610.91ate 3,2
Provolone:0.1ate 2,1
Minas Frescal1 a 2
Mussarela de búfala2222ate 4,9
Ricota3.623.623.6
Cream cheese2.52.5
Requeijão4.4
Proteína Whey75
Leite condensado desnatado17.7
Leite condensado integral12.312.312.314.7
Leite em pó desnatado51.351.351.352.9
Leite de vaca integral4.94.94.94.66.310.5
Leite de vaca desnatado4.8512 a 14
Iogurte natural4.54.54.554.59.4
Queijo Cheddar1114.9
Leite de cabra integral3.7
Manteiga0.90.90.911
Queijo cottage1.95 a 8
Chantily2.92.92.92.9
Soro de leite em pó696969
Lactose em leite e derivados

FONTE TABELA ACIMA:

SEM LACTOSE: POST 1 , POST 2;

SITE ABIQ

BLOG PAULA NUTRI

SITE TUA SAUDE

BLOG DANIELE L

DR. ERIC SLYWITCH

Na incessante busca de informação como amante de queijos, este post te ajudou a responder a primeira pergunta?

O que acha sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo.

Beijos e queijos, Cris

 

Deixe um comentário